O meu maior segredo.

Neste (já não tanto) início de ano, decidi entregar a este espaço, um enlaço. De histórias com ciência e de ciência com histórias.

Ao longo dos últimos anos, a par da criatividade em criar tratamentos faciais únicos, vi nascer a criatividade da Amélia no ballet.

O ballet surgiu nas cortes italianas, mais precisamente no ano de 1489, quando se realizou um elaborado espectáculo para o casamento de Galeazzo, Duque de Milão. Desde então, o ballet veio a tornar-se uma das mais importantes formas de expressão artística. Expressão essa que vi crescer na Amélia e que acentuou, dia após dia, a sua criatividade, leveza de movimentos e disciplina.

Poder-se-ia pensar que assistir a esta transformação não seria uma inspiração para o meu mundo e para a realidade do meu dia-a-dia, mas a verdade é que o foi. E tem sido desde os meus próprios tempos de bailarina.

A leveza dos movimentos transportou-me sempre para a simplicidade no cuidar de peles sensíveis, em como é tão necessário limitarmos as massagens profundas nos faciais, o uso de produtos cosméticos com fragrâncias ou a exposição solar prolongada. Hoje também sabemos que as rotinas mais simples e leves (com poucos produtos cosméticos), realizadas de forma consistente, com a mesma disciplina da dança, são as que mais entregam resultados, são as que, também elas, transformam.

A dança é, de facto, sublime nesta representação e acede a muitas outras camadas da nossa vida: como andamos ou como respiramos, como lidamos com a frustração, como desenvolvemos a nossa confiança e auto-estima. Temas que, para o auto-cuidado, são tão relevantes.

Lembro-me bem da dinâmica dos espectáculos, da preparação, de fazer o coque e maquilhagem com precisão, do cheiro do palco e dos panos, do silêncio, das luzes, das entradas alternadas, da magia. E vejo-o hoje, todos esses momentos e sentimentos na Amélia e a sua profunda admiração pelo seu eu artístico.

No fim, o ballet, na sua vertente mais clássica, pronuncia-se e move-se no rigor e é esse, na verdade, o meu maior segredo.